sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Lado Esquerdo


Hoje de manhã, eu estava calçando os tênis (Tênis, tá?) e pensei: “Por que a gente tem sempre que começar pelo lado direito? Por que o lado esquerdo é tão recriminado?”. Calcei o pé esquerdo primeiro.
Aí eu pergunto: De onde vem essa crença de que temos que começar pelo lado direito? Por que o mundo gira em torno dos destros? Chegando ao trabalho, perguntei ao diretor de criação se ele sabia qual era a origem. Ele me falou: “Já viu como eu seguro o lápis? Eu era canhoto, mas quando criança, fui forçado a escrever com a mão direita. Antigamente, o canhoto era visto como  o errado, então as crianças canhotas eram forçadas a aprender a usar o lado direito.” Completei: “Então, na verdade, o problema é o lado esquerdo e não a supervalorização do lado direito?” “Isso.”


Então comecei a pesquisar na internet. Ao invés de procurar pelo “lado direito”, pesquisei pelo “canhoto”. Encontrei muita coisa que esclareceu bastante. Bem interessante conhecer a origem dessa superstição, então segue link para você aprender também Clique aqui e aqui.
Eu tenho uma tia que é ambidestra, ou seja, consegue escrever com as duas mãos. Isso porque ela também foi forçada a escrever com a mão direita, sendo canhota. Mas estas superstições são muito antigas e não vêm de um lugar só. Cada país dá uma origem diferente, uma crença diferente para o mesmo fim: o de que o lado esquerdo é ruim. Aposto que, quando você viu o título deste post, achou que eu teria escrito sobre algo tenebroso.

 
O mundo é feito para a mão direita. Tudo o que você usa, que tem um desenho específico para um lado, é o direito. Mas não vou discorrer muito sobre essa questão. A verdade é que temos dois lados e os dois lados são iguais. Se eu compro um par de sapatos, os dois são iguais, mesmo sendo opostos, mas têm o mesmo número, a mesma medida, os mesmos detalhes... Quando bato palma, uso as duas mãos, quando corro, piso com os dois pés. Quando malho, trabalho os dois lados (ou será que tem alguém tão preconceituoso com o lado esquerdo, que só malha o lado direito?). Então, porque achar que só o lado direito é bom? 

Quando levanto da cama, é pelo lado esquerdo e não caiu nenhum raio na minha cabeça, até hoje. Quando toco guitarra ou violão, é a mão esquerda que faz as notas. Meu lado esquerdo é tão limpo quanto o lado direito. Então, para que me preocupar com qual mão vou pegar o bilhete da loteria, qual pé vou pisar primeiro, quando entrar em algum lugar ou qual olho vou usar para olhar no buraco da fechadura? É tudo igual. Os dois lados estão no mesmo corpo. Vai usando o lado direito demais, que seu lado esquerdo vai atrofiar.

 
Já tentei desenvolver as habilidades da mão esquerda, escrevendo, tocando violão... Só não tive muita paciência, mas deve ser bem interessante saber usar bem os dois lados. Você não fica tão dependente de um lado só. Cansou um lado? Usa o outro. Simples assim.


2 comentários: