quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O discurso de uma parte da minha vida.

Eu estava com um tema na cabeça para escrever e postar aqui no blog, mas em meio ao assunto abordado, me lembrei deste discurso que escrevi para a minha turma da faculdade.
Sim. Fui o orador da formatura e não, ainda não terminei o curso (hehehe)! Fiz a formafura, simplesmente festiva, para comemorar com as pessoas que estudei ao longo de quatro anos. Só faltava apresentar o projeto final, mas por uma decisão, junto ao meu orientador, preferi não concluir o curso antes de começar a trabalhar na minha área. Já estou trabalhando e vou concluir a faculdade este semestre (aleluia).
Eu acho que este discurso fala muito além do meu curso, da minha área, então achei legal compartilhar com você. Aqui vai:




Formandos do 2º semestre de 2009 – Comunicação Social - UCB
Jhonatan Kendi

Pois bem... Chegamos ao fim. Ao fim de mais um passo em nossas vidas. Este não é apenas um passo, e sim, o primeiro passo para nosso futuro profissional. Agora somos Comunicadores... Comunicadores! Somos responsáveis por levar informação ao público, seja ela uma notícia, uma crônica, uma propaganda... Um conceito.

Há também o termo comunicólogo, mas tanto faz. Eu prefiro o termo comunicador, afinal, não sou biólogo, nem antropólogo, muito menos astrólogo. Comunicador.

Bom. Nos tornamos referência para os futuros comunicadores. Estamos no mercado. Estamos na mídia. Temos o poder de transformar a informação. Se temos este poder, ele deve vir acompanhado da ética. Esta palavra não precisa ser aprendida em sala de aula. Ela deve vir dos princípios de cada um de nós. Sabemos que a verdade deixa de ser verdade quando se coloca uma vírgula no lugar errado. Sabemos que uma informação mal transmitida pode trazer conseqüências indesejáveis. Justamente por isso, passamos estes anos todos absorvendo o conhecimento apropriado para realizar uma comunicação coerente.

Ninguém termina um curso superior para se contentar com pouca coisa. Pelo menos é o que eu penso, é o que eu quero para mim. Desejo avançar cada vez mais. Almejo sucesso. Busco um equilíbrio entre meus sonhos e a realidade, por mais que ela seja surreal.
Também quero curtir muito, porque a vida não é para ser gasta só com trabalho duro. Sei que não vamos trabalhar das 8h às 18h, ou das 9h às 19h, de segunda à sexta, apenas. Comunicador que se preza, tem que virar noite, entra em desespero para cumprir com prazos, mas também podemos fugir de vez em quando para viver a vida.

Assim também foi neste longo período de universitário. Sempre querendo curtir com estas novas amizades formadas na universidade, mas com aquele trabalho final martelando na cabeça, não nos deixando totalmente livres para desestressar. Depois disso, eram noites mal dormidas para terminar trabalhos (que muitas vezes, foram deixados para última hora), estudar para aquela prova de teoria... Se pensar bem, isso não acabou, nem vai acabar. Só mudam os termos. A ralação é daí para cima. Mas é disso que se faz excelentes comunicadores.

Se você era daqueles grupos do fundão, que conversavam, parabéns. Você fez seu network. Se você era daqueles que sentavam na primeira cadeira, parabéns. Você assimilou mais conhecimento. Se você não era de nenhum desses dois grupos, parabéns. Você também está se formando. Uma coisa é certa: quando o professor tinha que chamar atenção da turma, todos entravam na cessão de puxões de orelhas, mas a turma sempre correspondia melhor, pois eram desses puxões de orelhas que muitos acordavam e davam a volta por cima.

Os debates em sala de aula também não foram em vão. Pensamentos diferentes, que geravam discussões, exaltações e até mesmo a firmeza em não ceder, no fundo, fazia a gente refletir sobre as outras opiniões. No final das contas, esses pensamentos divergentes acabavam gerando novas idéias, e o resultado sempre se saia melhor do que o esperado.

Alguns aqui criaram uma relação de amizade não só com os colegas de sala, mas com os professores. O professor ter a liberdade de sair com aquela galera, ir no aniversário, curtir as viagens...

Ah... As viagens. Foram tantas. Cobrir as olimpíadas... Conhecer agências de publicidade de outros estados e países (conhecer os bares também), participar de festivais, culturas... Muito bom, hein?

Algumas pessoas aqui até encontraram a metade da alma. É! Afinidade também é algo que se pratica na universidade! Se não é a metade da alma, é uma amizade verdadeira. Quantos aqui vão levar as amizades conquistadas nestes anos para o resto da vida. Pessoas que nos dão apoio, incentivo, falam com a gente até sobre assuntos que não tem nada a ver com os estudos! Nos dão lição de vida, ralam junto, aprendem junto, trabalham junto.

Esses desafios nos separaram da pessoa amadora que éramos quando começamos. Agora nossas vidas sofreram uma reviravolta sem retorno. E não podemos andar para trás. Nem podemos seguir em frente com medo. Não depois de tudo o que passamos. Aquele bendito projeto final. Meu Deus! Quantas vezes pensamos se estávamos no curso certo... Será que fiz a escolha certa? Será que é isso mesmo que eu quero para mim? Será que eu não deveria estar estudando sobre glóbulos brancos? Constituição? Obturação?! Como faz aquela massinha da obturação, hein? Ah... Deixa para lá. Pensando bem, estou mesmo no curso certo. Mas e este projeto final. Por que fui escolher este tema? Vixe! E não é que está ficando bom? Nossa! Está ficando bom mesmo! Legal! Agora posso me formar em paz! Ufa!

Para os momentos conturbados, só nos resta dar risadas. Muitas risadas. Eles passam. A gente continua. Estes momentos não passam de obstáculos. Cabe a nós saltá-los ou esculpi-los. Já ouviram isso? Bonito, não é? Isso tudo serve para nos preparar para o que vem pela frente. E queira que seja mais difícil ainda, para que você possa superar. Esse é o trabalho que nos leva ao sucesso. São as dificuldades que formam nosso caráter, pois valorizamos mais o que é trabalhoso. No final das contas, nos divertimos, porque estamos fazendo o que gostamos. Se divertir faz bem. Quando faz bem, a gente faz bem feito. Esse é o espírito. Esse é o momento que faz nossas vidas terem sentido. Ser útil. Isso, sim, é o que nos move.

E os nossos professores... Nossos mestres. Eles nos deram o rumo, nos mostraram o princípio, nos ensinaram a ser comunicadores. Estes dedicados orientadores, que nos incentivaram, foram duros quando preciso, que não nos deixaram esmorecer, sorriram para cada novo acerto e agora estão com a sensação de dever cumprido. Esta vitória também é de vocês.
Aos nossos pais e familiares, responsáveis pelo que somos hoje, dotados de confiança inabalável, que prezaram pelo nosso caráter, que sempre nos vêem como um vencedor, que apostam todas as suas fichas em nosso sucesso, torcem pela nossa vitória, estão do nosso lado nos momentos difíceis e gloriosos, que não nos abandonam, nos perdoam, nos amam, nos acolhem, nos respeitam... Nos fazem sentir quem queremos ser.

A todas estas pessoas que fizeram e fazem parte de nossas vidas, nossas conquistas, o nosso eterno e verdadeiro muito obrigado. Chegou a hora de retribuirmos, de mostrarmos que vocês não erraram em nos dar votos e votos de confiança. Somos vencedores. Nós conseguimos!
Muito obrigado, Deus, por todas essas dádivas. Muito obrigado por ter colocado estas pessoas em nosso caminho.
MUITO OBRIGADO!

2 comentários: