quarta-feira, 15 de maio de 2013

Música Ouvida Pela Mente



Não sei se isso é coisa de músico, mas acredito que todos já tenham tentado lembrar-se de uma música, do começo ao fim, sem sequer ouvi-la, naquele momento. Quando ouvimos alguma música, por várias vezes, a ponto de decorarmos todas as suas partes, fica fácil fazer isso.
Fica fácil, também, ouvi-la, mesmo que a qualidade sonora não esteja muito boa e compreensível. Daí, eu tiro o tema deste texto.
Quando conhecemos uma música que está tocando, mas a qualidade sonora não está muito boa (seja por interferências, por má qualidade do áudio ou, simplesmente, volume baixo), ainda assim, conseguimos compreendê-la facilmente. Isso, porque aquela música está gravada em nossa mente. Ao mesmo tempo em que a ouvimos com os ouvidos, nossa mente entra em ação e começa a relembrar da música, como se tivéssemos dado o play em nossa mente. Sendo assim, mesmo com tais interferências sonoras, ainda conseguimos acompanhar a música. Nem precisamos prestar tanta atenção, para compreendê-la.
Ao contrário, quando ouvimos uma música que ainda não a conhecíamos, precisamos dar total atenção, para podermos entendê-la. Se não conhecemos determinada música e estamos ouvindo pela primeira vez, temos que prestar atenção, para saber se ela agrada nosso gosto musical, depois precisamos ouvi-la atentamente, para entender a voz, a letra, os instrumentos... Se as mesmas interferências da situação anterior forem aplicadas a uma música desconhecida, não conseguiremos compreendê-la. Teremos que nos esforçar muito mais, para poder ouvi-la, pois ela não está gravada em nossa mente, portanto, não tem como darmos um “play” mental. Ela não está em nossa “playlist”.
Quando ouço uma música, pela primeira vez e é de meu agrado, prefiro ouvi-la sem interferências, em um ambiente mais tranquilo, para poder compreendê-la bem. Não acho uma boa, ouvir uma música, pela primeira vez, no som do carro, enquanto estou dirigindo. Por mais que eu esteja conseguindo ouvi-la muito bem, não dá para voltar toda a atenção para a música, então, se eu ouvir um álbum completo de uma banda ou um artista e esse álbum começar a tocar de novo, é bem provável que eu nem me lembre de ter ouvido a primeira música. Já, uma música que conheço, é detectada pela mente, que vai me dizer: “essa música já tocou!”, mesmo com a atenção voltada para a estrada.
Ouvir uma música exige atenção. Não ouvimos apenas com os ouvidos. Ouvimos, também, com a mente. Se a mente reconhecer a música, vai distinguir melhor, todas as partes da música; se a mente a desconhecer, vai precisar gravar a música, para então, passar a compreendê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário