domingo, 14 de outubro de 2012

Honestidade É Poder?

Ultimamente, quando um político demonstra boa índole, o povo já o aclama para governador, presidente ou rei do mundo. Mas será que honestidade é o suficiente para uma pessoa ser um bom político?



O primeiro exemplo é o deputado federal José Antônio Machado Reguffe. Muito conhecido em Brasília por sua honestidade, foi contra e recusou o reajuste salarial fenomenal que os políticos votaram para si, além dos benefícios e número de assessores do gabinete. Isso deixou muitos políticos revoltados com sua atitude. É a favor da Lei da Ficha Limpa, ao contrário de muitos e por aí vai...



O segundo exemplo é o Ministro Joaquim Barbosa, que vem se revelando nos julgamentos que tem participado, como os do Mensalão, condenando os envolvidos, ao contrário do Ministro Lewandowski que, demonstrando sua grandiosa bondade no coração, tem absolvido muitos dos envolvidos das acusações.


Acostumados com tantos esquemas de corrupção e tanta notícia de políticos sujos, quando aparece um político demonstrando o mínimo de honestidade e boa índole, o povo já o idolatra.
O povo de Brasília aclama Reguffe como o próximo governador do DF e o povo do Brasil já anuncia Joaquim Barbosa como o próximo presidente da República.
Mas será que o que eles têm feito é o suficiente para tais cargos? Acho que não.
Um político precisa de aliados. Um governador ou um presidente que não possui muitos aliados está fadado ao fracasso. Acabará sofrendo com os golpes de seus inimigos, mais conhecidos como Oposição.  Quando um político que faz tudo rigorosamente correto, realmente pensando no povo e procurando punir quem está sujo, mostrando como nossos políticos são corruptos, acaba criando muitos inimigos, infelizmente.

Não é à toa que os políticos foram contra a Lei da Ficha Limpa. Quem não deve, não teme. Se eles se dizem tão honestos, por que temer tal lei? Percebendo que, se fossem contra a lei, estariam se sujando perante seus eleitores, votaram a favor; mas como tudo tem que ter uma condição, impuseram que a lei deveria valer somente a partir de seu vigor, não punindo o passado dos candidatos às futuras eleições. Ou seja: Se fez merda no passado, o importante é o que virá para o futuro.



Mas ainda assim, honestidade não é tudo. O político tem que ter malícia e, para adquirí-la, só com muito tempo de experiência. Com a malícia, se aprende com quem e como deve lidar, a hora certa para as coisas, quem realmente vai apoiá-lo, enfim, tem que saber vestir a pele de lobo para não ser devorado, sem perder sua boa conduta. Um bom político sabe onde pisa.


2 comentários:

  1. Putz... me desculpe mas, que texto ridículo! Quer dizer que vc prefere o cara de "boa conduta" que "veste pele de lobo" para nos representar é??? Tsc, tsc, tsc... Percebe-se só com o final do seu texto o quanto é alienado ou dissociado da realidade, meu caro! Primeiro pq NINGUÉM, NUNCA, votará em "lobos" anunciados para assumir qualquer cargo público, meu caro! Quer dizer, votariam apenas a mesma "matilha" de "eleitores" que não estão nem aí com este país, com seu povo, ou com esta cidade, Jhonatan! Não percebe isso??? Honestidade não é tudo num político, concordo... Mas é o básico e essencial! Sem esse pilar de caráter, NINGUÉM deveria votar em qualquer político ou outra autoridade! Só que infelizmente, o nosso país e nossa cidade só estão assim pq os "lobos" sempre têm uma "matilha" que vota neles por interesses deles próprios (onde assaltam o Estado), e não por um interesse maior que é o da nação... e ainda, contam com a ignorância política da imensa parcela da população que "não está nem aí para política", que "não quer saber nada de política" e, que quando chega a hora da eleição vota nesses mesmos "lobos/bandidos" que fazem promessas falsas para a população nas campanhas eleitorais... Eu prefiro MIL VEZES votar em pessoas com caráter e honestos do que nesses "travestidos de lobos", como vc diz... Afinal, NUNCA, repito... NUNCA tivemos a chance de termos um presidente ou mesmo um governador com essas qualidades no poder... e eu desejo MUITO que isso um dia aconteça... para o bem dos nossos filhos, netos, etc... pq aguentar mais dos mesmos (lobos), eu não quero mais! Reflita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que você entendeu muito bem o que eu escrevi, não é mesmo? Entendeu que eu quis dizer que para um político sobreviver, ele tem que ter a malícia dos lobos. Entendeu que apenas com a virtude da honestidade, ele não sobreviverá. Entendeu que não defendo os corruptos e que para ser um bom político, precisa de muito mais do que o apoio do povo. Acho que o alienado não sou eu. Você já vem com um discurso pronto e não sabe argumentar diante de uma opinião, sem alimentar-se do apropriadamente do que acabou de ler. Leia de novo e reflita sobre seu julgamento, antes de vir com sua tréplica, por favor.

      Excluir