sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Ignorância Não Tem Opinião Própria


Esse assunto surgiu de uma discussão que levantei na internet, devido à foto abaixo que está, aos poucos, ganhando proporções e adeptos à mediocridade de sua interpretação equivocada.

 

A pessoa que publicou esta foto colocou a seguinte informação (com link da publicação): “Fuck heineken!!! Q merda!!! Essa droga ta patrocinando rinha!!???. Em consequência disso, pessoas entram na onda, sem buscar qualquer tipo de informação com fundamento e já compartilham a imagem, condenando a marca. O outro já comenta (com sua licença, caro leitor, as palavras do autor): Filhas da Puta!!! Operação ninguém mais bebe Heineken!!!” - Oh! Que comentário maduro!

A intenção desta publicação não é defender uma marca e sim, levantar essa questão que bombardeia as redes sociais: a mediocridade, na hora de compartilhar uma informação, sem opinião própria e sem fundamento.

Não é porque tem bandeirolas no estabelecimento, que a Heineken é patrocinadora do evento. A cervejaria fornece seus produtos para estabelecimentos que queiram vende-los. O que acontece dentro do estabelecimento é de inteira responsabilidade do proprietário. As marcas de cerveja, para se promover, fazem propaganda. Isso inclui fornecer material publicitário para os estabelecimentos que as comercializem, tais como bandeirolas, banners, faixas, cartazes etc. Isso não significa que a marca presente, está patrocinando o evento. É como um político corrupto almoçar em um restaurante e aquele estabelecimento ser acusado de atividades ilícitas, julgar que um fisiculturista usa esteroides ou pitbull ser taxado de raça assassina.

O acesso às informações está muito facilitado, mas as pessoas se acomodam e preferem que as mesmas venham até ela. E qualquer que seja a informação, está valendo, seja ela verdadeira ou falsa. E o falso parece ser mais verdadeiro, porque não existe uma procura pela veracidade de tal informação.
A falta de opinião própria, bom senso, análise crítica e conhecimento do assunto faz com que as pessoas queiram se mostrar antenadas, compartilhando qualquer porcaria que circule na internet. Se eu criar uma imagem, com um texto dizendo que uma banda famosa se separou e que o vocalista fará carreira solo, muita gente vai acreditar, compartilhar e, nem ao menos, vai tentar descobrir se tal informação procede. É impressionante, como o comodismo faz com que as pessoas acreditem em tudo.
O pior, é quando uma pessoa, sem opinião própria, adota a opinião alheia. É bem assim: “Se eu não sei o que pensar, qualquer opinião está valendo”.

E sobre essa rinha de cachorros, mesmo que a foto seja de um evento que tenha acontecido em um determinado país, onde a prática é legal e existe incentivo, ainda assim, não tem lógica a Heineken entrar como patrocinadora. É uma marca global. Não iria se queimar no mercado mundial por causa de um evento à parte. Seus maiores consumidores condenam atividades afins. Uma marca grande não faria uma prezepada dessas, pois existe um planejamento muito grande por trás das ações da empresa. Uma marca grande é formadora de opinião. Tem alto valor no mercado. Sabe que todas as suas atividades estão sendo observadas pelo mundo inteiro.
As bandeirolas estão lá, por todo o estabelecimento. E daí? Isso não me diz nada. Para você, diz alguma coisa?

(Atualização) A Heineken se manifestou, quanto à foto que está circulando na internet para a Revista Exame e em seu perfil no Facebook.

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