quinta-feira, 16 de abril de 2015

Se cada pessoa ganhasse 1 milhão de reais, quais problemas, esse dinheiro traria, para a sociedade?

Foto Divulgação

Ao meu ver, a curto prazo, as pessoas largariam empregos simples. Muita gente humilde passaria a achar que tem o rei na barriga. O caos se instalaria, pois faltaria mão-de-obra para a maioria das atividades. Haveria um excesso de consumismo, como compra de carros, casas, produtos nobres e haveria muito conflito, por posição social.
A médio prazo, haveria escassez de produtos essenciais. Muitas empresas desesperadas, por falta de mão-de-obra. Teríamos problemas até mesmo no fornecimento de água e luz.
A longo prazo, depois de gastar tudo e não sobrar nada para manter os custos, muita gente estaria devendo muito mais do que ganhou, tendo que vender tudo o que adquiriu, alguns ainda relutantes em tentar retomar seu antigo trabalho. O caos já estaria evidente. Os bancos tomariam os bens, muitas empresas já estariam falidas, Haveria o desespero, por falta de comida e recursos de primeira necessidade. Talvez, aqui, já aconteceria uma guerra civil e o governo estaria completamente perdido, pois não saberia como controlar a situação.

Essa analogia soa pesada, mas ela só retrata o despreparo da humanidade, em receber mais do que possui, ou seja, mais do que consegue administrar.
Temos que ter a sabedoria de administrar o que temos, para então, nos prepararmos para dar mais um passo à frente.
A maioria das pessoas, não estaria preparada para receber uma quantia monetária desse porte. E 1 milhão de reais nem é tanto, quanto parece. O problema é que esse valor faria muita gente pensar que não precisaria mais ser quem é e tentaria ser quem não é. Essa mudança brusca não se adaptaria à realidade das pessoas que não soubessem administrar bem e, o que pareceria uma benção, na verdade, seria um verdadeiro declínio, em grande estilo.

Por outro lado, uma parte da população, mesmo nunca tendo esse valor na conta, teria a oportunidade de, realmente, melhorar as coisas. Com sabedoria e boa administração, essa quantia renderia e, ao invés de ir às compras, seria investida e revertida em mais e mais.
E o mais importante: boa parte dessa quantia, poderia se tornar uma segunda chance, para outros que não souberam o que fazer com o que ganharam.

E você, o que faria com 1 milhão de reais?